sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sertanejos: produtores ou guardiões da natureza



Safra sofrerá redução de 84%

Levantamento revela que neste ano serão produzidas apenas 22,2 mil toneladas de grãos, sendo a terceira maior redução de safra no país

Natália Xavier e Leonardo Silva

Na última safra, de acordo com a Conab, a produção de grãos na Paraíba chegou a 144,8 mil toneladas

Sofrendo os efeitos da estiagem que castiga as regiões do Sertão, Cariri e Curimataú do Estado, a Paraíba deverá ter redução de 84,7% na safra de grãos neste ano em comparação com o ano passado. O levantamento, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado ontem, revela que neste ano o Estado deverá produzir apenas 22,2 mil toneladas de grãos, registrando a terceira maior redução percentual de safra no país. 



No panorama nacional, a estimativa de perda da safra na Paraíba é menor apenas que a redução estimada para a produção do Rio Grande do Norte, que deverá chegar a 89,9% em comparação com o ano passado, e do Ceará, que deverá ter redução de 87,5%.

Na última safra, de acordo com a Conab, a produção de grãos na Paraíba chegou a 144,8 mil toneladas. Além da redução na colheita por causa dos efeitos da seca, o levantamento revela ainda que o Estado sofreu forte retração na área plantada, passando de 329,9 mil hectares, para 96,6 mil hectares, o que significa um decréscimo de 70,7%.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Lucena, o levantamento divulgado pela Conab é o que mais se aproxima da situação em que se encontra a agricultura no Estado diante dos problemas climáticos. "Estavam sendo divulgadas estimativas que não faziam parte da nossa realidade. Por causa da seca, tivemos perdas de praticamente 100% no Sertão, no Cariri e no Curimataú.

Estas regiões são responsáveis por cerca de 70% da produção de grãos no Estado e por isto acredito que as perdas são maiores do que o que estava sendo divulgado antes (com quedas que chegavam a 69%). Acredito que esta última projeção está mais perto da verdade", comentou. Com relação à redução de área cultivada, Liberalino Lucena afirmou que a diminuição da área também está relacionada à estiagem. "Sem chuva, muitos agricultores nem plantaram porque não tinha como. No Sertão, acredito que 99% dos agricultores nem chegaram a realizar o plantio", ressaltou.

BRASIL
Em todo o país, conforme a Conab, deverão ser colhidos 162,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2011/2012, representando uma queda de 0,1% na comparação a colheita na safra 2010/2011.

Apesar da projeção de uma pequena redução, algumas culturas deverão se destacar neste ano pelo forte crescimento em comparação com o ano passado. A safra de milho, por exemplo, deverá ter um incremento de 21% no total do país.

Além do levantamento sobre a safra de grãos divulgado pela Conab, ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a projeção da safra de cereais, leguminosas e oleaginosas.

A previsão do IBGE é que no país sejam colhidas 160,7 milhões de toneladas, superando em 0,4% a colheita registrada no ano passado, quando foram produzidas 160,1 milhões de toneladas.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...