domingo, 30 de setembro de 2012

Para manter família unida, sem-teto preferem calçada aos albergues em SP




Após reintegração de posse de edifício abandonado no centro de São Paulo, famílias se mudam para a calçada em frente à Secretaria Municipal de Habitação. 

Segundo Maria do Planalto, uma das coordenadoras do acampamento, opção dada pela prefeitura seria ida a albergues, onde famílias, muitas com crianças, seriam separadas. Em entrevista, ela cobra soluções do poder público. 

Uma ética social ameaçada por uma moral individualista



Os setores dominantes e a mídia a seu serviço tratam, pelas denúncias moralistas, de evitar que resultados eleitorais revejam a representatividade da força hegemônica do capital. O teste eleitoral próximo poderia servir para ver se o teatro montado em torno ao mensalão será ou não levado em conta por uma parte importante da população.

Luiz Alberto Gómez de Sousa

Há uma enorme polissemia quando se trata de definir ética e política, variando dos gregos ao pensamento medieval, de Espinosa e Kant aos existencialistas; também nas diferentes crenças ao largo da história têm leituras próprias.

O que aconteceu com a Esquerda?




Maio de 68

Uma análise crítica toca em uma ferida aberta: em quais campos a esquerda se saiu vitoriosa? Onde ela perdeu suas principais batalhas? O que resta dela no momento atual?

Renato Janine Ribeiro

A esquerda venceu? A esquerda perdeu? Um balanço das últimas décadas permite argumentar numa direção e noutra. Vou propor uma distinção, para sugerir que a esquerda política perdeu, enquanto a esquerda que chamarei de comportamental venceu. 

Ministério Público e os temporários estaduais


Rubens Nóbrega

Consegui recuperar ontem questões enviadas dia 12 deste mês ao Ministério Público Estado sobre contratações em massa de prestadores de serviço. Através do promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto, o MPE mostrou que não se preocupa apenas com os temporários dos municípios. Governo do Estado e Assembleia também ‘entraram na roda’. Vamos às perguntas, que são as seguintes: 

Planos Municipais de Educação não democráticos


Maioria dos Planos Municipais de Educação não foi construída de forma democrática

por Marjorie Ribeiro

Dos 5.556 municípios, somente 553 declaram ter Planos Municipais de Educação aprovados com respostas válidas.

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em 2011, das 5.565 prefeituras, somente 3.204 tinham Planos Municipais de Educação (PME), o que corresponde a 57% das cidades. A criação de um documento que defina diretrizes e metas para o setor no âmbito municipal para os próximos dez anos está prevista no primeiro Plano Nacional de Educação (2001-2010). 

Aparelhamento


Antonio Delfin Netto


O Brasil tem avançado institucionalmente desde a Constituição de 1988, entretanto, em matéria de administração pública, a situação é ainda muito precária.

O dramático crescimento do Estado e a tendência ao "aparelhamento partidário" são facilitados pela estabilidade, pela maior remuneração e pela melhor perspectiva de benefícios futuros do funcionalismo. Esse é um fator preocupante para a organização de um setor público eficiente, transparente e, de fato, republicano. 

sábado, 29 de setembro de 2012

Eleições: panorama em João Pessoa, Paraíba



Eleições: panorama completo das capitais


Qual o estado atual das disputas. Que prognóstico é possível fazer, a dez dias das urnas?

Por Elton Flaubert, no Razão Crítica

João Pessoa

Atual Prefeito: Luciano Agra (sem partido, mas irá se filiar ao PT)
Avaliação (Ibope): 52% aprovam, 11% desaprovam

Candidato do prefeito: Luciano Cartaxo (PT)

Última pesquisa (Ibope): Cartaxo (PT) 29% x Cícero Lucena (PSDB) 20% x José Maranhão (PMDB) 18% x Estelizabel Bezerra (PSB) 14%.

Cícero Lucena e José Maranhão despencam nas pesquisas, e dificilmente conseguirão segurar este patamar e disputar uma vaga no segundo turno. Enquanto isto, o candidato do prefeito, o petista Luciano Cartaxo, subiu quinze pontos, e agora lidera as intenções de voto. A candidata do governador Ricardo Coutinho, Estelizabel Bezerra, avançou seis pontos, e já encosta na disputa pela segunda vaga. O petista é favorito, principalmente por ser o candidato do prefeito mais bem avaliado do Nordeste.

Aposta: Segundo turno entre Cartaxo e Estelizabel, com vitória do petista no segundo turno.

Outras Palavras

Dilma pode vetar o Código Florestal



Dilma não descarta possibilidade de vetar Código Florestal



A presidenta Dilma Rousseff está assistindo a uma divisão de sua equipe sobre o Código Florestal, alterado pela bancada ruralista do Congresso . Entre os assistentes diretos de Dilma, há uma corrente favorável à aprovação ao texto na forma que sair do Senado, que vota nesta terça-feira (25) em plenário . Essa ala defende que não cabe ao governo debater conteúdo, uma vez que apresentou uma proposta que foi modificada. Caberia ao Planalto deixar a opinião pública contrária ao texto alterado recair sobre o Congresso – mais especificamente sobre os ruralistas. Outra corrente, contudo, é pelo veto de artigos que alteraram a proposta redigida a pedido da própria presidenta.

Juízes do STF pensam como taxistas



Me preocupa quando juízes do STF pensam como taxistas"

Em entrevista à Carta Maior, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos alerta o país sobre o perigo do julgamento do “mensalão” se transformar em um julgamento de exceção, a partir de uma reinterpretação da lei para atender a conveniência de condenar pessoas específicas. “Me chama a atenção o preconceito de alguns juízes contra a atividade política de partidos populares. Minha preocupação é quando a opinião dos magistrados coincide com a dos motoristas de táxi, que têm opiniões péssimas sobre todos os políticos". 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

João Pessoa: Legado da Teologia da Libertação e contribuição de Comblin



Semana aborda legado da Teologia da Libertação e contribuições do padre e teólogo José Comblin


Natasha Pitts *

Começa amanhã (12) e vai até sexta-feira, a II Semana Teológica Padre José Comblin com o tema "O legado da Teologia da Libertação e a contribuição de José Comblin". O evento, gratuito e aberto ao público, vai acontecer na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, com a intenção de perpetuar as obras e a memória deste expoente da Teologia da Libertação, que morreu aos 88 anos no ano passado, e ficou conhecido como o ‘profeta da Igreja dos Pobres’. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

MPE pede demissão de 14 mil da Prefeitura




A Justiça está para decidir sobre o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) no sentido de proibir a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) de contratar novos prestadores de serviço. Uma ação civil pública, proposta pelo MPE, aponta a existência de um contingente de 10.421 pessoas contratadas sem concurso público na administração direta e mais 4.301 na administração indireta, totalizando 14.722. Segundo o levantamento, com base em dados da folha do mês de abril/2012, o número de prestadores de serviço supera os servidores efetivos, que é de 13.583 nas administrações direta e indireta.

GCM tira morador de rua do Largo de São Francisco

Na casa do Direito,  a justiça......


Dez viaturas estacionaram na entrada do prédio da Faculdade de Direito da USP; guarda ficará no local por tempo indeterminado



Adriana Ferraz

SÃO PAULO - O Largo de São Francisco, no centro de São Paulo, foi ocupado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). A ação teve início às 6h de domingo, quando cerca de 40 moradores de rua foram expulsos da frente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Parte do grupo resistiu e houve confronto com guardas-civis. Duas pessoas foram levadas para a delegacia. Em seguida, fitas adesivas isolaram as laterais do prédio. 


STF e as bases do direito positivo brasileiro

Se não foi você, foi seu pai, ou sua mãe, ou seu avô, ou alguém da sua família 















Caveat: o STF caminha para subverter as bases do direito positivo brasileiro

Há uma parte da opinião pública querendo ver sangue, e uma parte do Judiciário querendo saciá-la. O Supremo está subvertendo a mais sagrada regra do sistema judiciário brasileiro, a saber, a doutrina do direito objetivo que exige prévia definição legal do crime, sem maiores contorcionismos jurídicos. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O velho latifúndio contra o bem comum


Cândido Grzybowski

Como é difícil para a democracia brasileira enfrentar o poder dos grandes proprietários de terra! Eles podem não ser mais os “Donos do Poder”, dissecado pela monumental obra de Raymundo Faoro, mas têm ainda um real poder de veto político para impedir mudanças que afetam o seu interesse. Apesar da longa lista de crimes sociais e ambientais, de ontem e de hoje, são os latifundiários que estão ditando as condições do Código Florestal possível para o Brasil. No lugar de um código de proteção de um dos patrimônios naturais maiores e mais diversos do planeta, estamos diante de proprietários de terras que querem continuar com suas práticas predatórias.

Preso tem direito a escola, trabalho e pode pedir dinheiro do governo para os filhos



Informações erradas reforçam preconceito contra encarcerados no Brasil. Entenda

Alexandre Saconi

Você sabia que um presidiário tem direito de estudar e trabalhar enquanto estiver atrás das grades? E que pode receber benefícios como o auxílio reclusão, aquele dinheiro que vai ao filho, à mulher ou ao companheiro do preso enquanto ele estiver encarcerado? 

Cortiços: o mercado habitacional de exploração da pobreza


Luiz Kohara (*)  


Parece inacreditável a constatação de que os problemas que existiam nos cortiços no início do século 20, conforme estudos e jornais da época, sejam os mesmos dos dias de hoje, como a grande concentração de pessoas em pequenos espaços; um único cômodo como moradia; ambientes com falta de ventilação e iluminação; uso de banheiros coletivos; instalações de esgotos danificados; falta de privacidade; e o fato de comporem um mercado de locação habitacional de alta lucratividade.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Luiz Couto formaliza rejeição a Luciano Cartaxo



O deputado Luiz Couto (PT-PB) explicou, em discurso na Câmara Federal, as razões pelas quais não deverá participar da campanha majoritária do PT em João Pessoa.

Alegando motivos, inclusive de foro íntimo, o parlamentar disse que teve a honra e a dignidade ultrajadas, que sofreu humilhação e foi abandonado politicamente por diversos filiados que mudaram de posição.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Defensoria x Ministério : Questão de vaidade



Vladimir Polízio Júnior

Dispõe o artigo 144 da Carta da República que a segurança pública é “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, e objetiva preservar a “ordem pública” e “a incolumidade das pessoas e do patrimônio”. Noutras palavras, deveria funcionar para evitar furtos, roubos, sequestros e toda a sorte de ilícitos. Funciona assim? 

Da militância social à luta política



“O caminho da transformação é através da política”

Alessandro Guedes

Alessandro Guedes era ainda adolescente quando entrou na luta pela moradia no Jardim Vila Nova, em Itaquera, Zona Leste paulistana. Em meio à militância social, na batalha pelo direito à terra e pela melhoria do bairro, o jovem descobriu cedo a importância da política e dos movimentos sociais para a transformação da realidade. Hoje, aos 31 anos, é uma das principais lideranças sociais de sua região.

João Ostra, o espírito capitalista e o tupinambá

Doidos varridos são os outros 

Mouzar Benedito.

Recentemente topei com um texto de Jean Léry que já conhecia, mas não me lembrava bem. Jean Léry era um pastor calvinista que em 1536 desembarcou na baía de Guanabara, onde Villegaignon tentava fundar uma colônia francesa, a França Antártica.

De volta à França, Léry publicou em 1578 um livro chamado Narrativa de uma viagem feita à terra do Brasil. O texto a que me refiro é parte desse livro. 

A Princesa de Espinosa



Renato Tardivo


Fantasma, de Luiz Alfredo Garcia-Roza,


“O contraste não poderia ser mais agudo: confortavelmente instalado na sua poltrona preferida, entre as cobertas da cama, ou na rede da varanda, talvez com uma barra de chocolate ao alcance da mão, o leitor abre o volume que reservou para este momento de lazer – e mergulha numa história cujo centro é um crime. Alguém teve sua vida ceifada por um assassino; o cadáver jaz ali, às vezes horrivelmente mutilado, ou com um esgar de pavor a deformar-lhe o rosto. A morte foi inesperada, violenta; o Mal irrompeu e voltou a se ocultar, mas continua à espreita, pronto a se abater sobre outro ser humano.”

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Servidor efetivo se queixa de favorecimento a apadrinhados e perseguição na Saúde

Sem perfil 



Paraíba: - Os servidores estaduais da Saúde estão revoltados com a atual situação enfrentada pela categoria no governo do Estado. Perseguição, descumprimento de plano salarial e assédio moral, são alguns pontos apontados pelo movimento Servidores Rumo à Valorização da Saúde, que realizou manifestação pública no último dia 23, protestando não apenas pela administração pública da Saúde, como também pela omissão do sindicato da categoria.

"Somos estigmatizados pelo governo do Estado. Vivemos a política da desvalorização" reclama um funcionário que preferiu manter em sigilo sua identidade, por medo de sofrer retaliações.

E se toda favela incendiada recebesse habitação popular?

 Em nome do progresso  


Leonardo Sakamoto


Falar sobre a política higienista de São Paulo é chover no molhado. Afinal de contas, as empreiteiras e os especuladores imobiliários estão aqui, doando recursos de campanha, emprestando parentes para cargos públicos, influenciando o cumprimento e o não cumprimento de regras, como o plano diretor. 

Ao mesmo tempo, quando forem abertas as contas das eleições, veremos – novamente – a influência do cimento na condução de prefeito e vereadores aos seus mandatos.

Enquanto isso, mais uma favela queimou em São Paulo. 

Movimentos no interior limpam a corrupção das oligarquias





Diversos exemplos demonstram o combate que vem mudando a histórias de corrupções nos municípios do interior, transparência e sistema de participação no orçamento são algumas das soluções que ajudaram a desvendar as principais barragens que impediam o devido destino do dinheiro público. 


Milhares de acusadas de bruxaria vivem em campos isolados em Gana



Katie Whitaker


Muitos suspeitam que a acusação de bruxaria na África é uma forma de se apropriar da heranças de viúvas

Em Gana e em outros países africanos, quando desastres atingem vilarejos, a busca por explicações acaba levando a bodes expiatórios – as chamadas bruxas.

Mulheres excêntricas ou extrovertidas – muitas vezes idosas – costumam ser os alvos mais fáceis, e os casos normalmente terminam com a expulsão da "culpada".

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Unicef: Trabalho infantil provoca abandono escolar



Unicef alerta para trabalho infantil como causa significativa do abandono escolar


Amanda Cieglinski


Brasília – O relatório Todas as Crianças na Escola em 2015 – Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, divulgado hoje (31) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), alerta para a persistência do trabalho infantil entre as crianças em idade escolar, o que prejudica o direito dessa população à educação. 

De acordo com o levantamento, 638 mil crianças entre 5 e 14 anos estão nessa situação, apesar de a legislação brasileira proibir o trabalho para menores de 16 anos.

A perda de hegemonia cultural da esquerda

Professor Universitário iniciante


Em vez de intelectuais públicos, ação restrita à Universidade


Vladimir Safatle

Durante décadas, a esquerda conseguiu sustentar uma certa hegemonia no campo cultural nacional. Mesmo na época da ditadura, tal hegemonia não se quebrou. Vivíamos em uma ditadura na qual era possível comprar Marx nas bancas e músicas de protesto ocupavam o topo das paradas de sucesso. Essa aparente legalidade que visava desarticular mobilizações mais profundas da sociedade nacional. 

domingo, 2 de setembro de 2012

Pico do Jabre, Maturéia, Sertão, Paraíba


Deus não morreu. Ele tornou -se Dinheiro



Giorgio Agamben

“O capitalismo é uma religião, e a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu, porque não conhece nem redenção nem trégua. Ela celebra um culto ininterrupto cuja liturgia é o trabalho e cujo objeto é o dinheiro”, afirma Giorgio Agamben, em entrevista concedida a Peppe Salvà e publicada por Ragusa News, 16-08-2012.

Giorgio Agamben é um dos maiores filósofos vivos. Amigo de Pasolini e de Heidegger, foi definido pelo Times e pelo Le Monde como uma das dez mais importantes cabeças pensantes do mundo. Pelo segundo ano consecutivo ele transcorreu um longo período de férias em Scicli, na Sicília, Itália, onde concedeu a entrevista.

Segundo ele, “a nova ordem do poder mundial funda-se sobre um modelo de governamentalidade que se define como democrática, mas que nada tem a ver com o que este termo significava em Atenas”.

sábado, 1 de setembro de 2012

Paraíba: Índios pedem ajuda

Cacique Geusivam 


Sessão especial na AL discutiu a segurança dos índios Potiguaras no estado; caciques estão sendo ameaçados e assassinados.

Michelle Scarione

A violência praticada contra os índios potiguaras tem sido recorrente este ano e 32 caciques de aldeias localizadas no Litoral Norte do Estado estariam recebendo constantes ameaças de morte e precisando ser escoltados por seguranças. Em sessão especial realizada ontem na Assembleia Legislativa, as lideranças indígenas relataram o clima de total insegurança que permeia as aldeias.

Governar é inaugurar obras?



O que mais existe por aí é obra que é inaugurada e depois abandonada porque o município não tem política permanente de gestão

Raquel Rolnik 

Outro dia, viajando de carro de Brasília até São Paulo, fui observando as propagandas eleitorais das cidades por onde passei. Me chamou a atenção o fato de que a maioria dos outdoors e cartazes, assim como os spots de rádio e TV, referiam-se a obras inauguradas pelo candidato. Isso tem tudo a ver com a lógica de que prefeito bom é aquele que inaugura obras, de preferência bem visíveis.

O debate que falta sobre o Código Florestal



O debate sobre o novo Código Florestal está restrito aos limites dados pelo agronegócio, entre o que seus promotores acham aceitável para continuar se expandindo e o que a sociedade é capaz de suportar, sem nada mudar no rumo já traçado. A mudança legal do Código Florestal é determinada por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, um dos pilares do Brasil potência emergente. O artigo é de Cândido Grzybowski.

O conservadorismo filho bastardo do lulismo





Viomundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...