quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Racismo contra pobres: não trabalha, é preguiçoso


Tereza Campello: Informação é a melhor arma para enfrentar o preconceito

Em entrevista, a ministra Tereza Campello fala sobre o atual estágio das políticas sociais no Brasil e aponta as prioridades do MDS para o próximo período.
 Marco Weissheimer (*)
Após a disputa eleitoral de 2014, houve um grande crescimento do volume de manifestações preconceituosas contra vários setores da sociedade, em especial negros, pobres e nordestinos. O fenômeno não é novo, mas reapareceu com força no final do ano passado. “O que piorou muito não está relacionado à media da opinião da população. O problema está entre aqueles setores mais reacionários que nutrem uma coisa racista contra os mais pobres.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Com Cartaxo, emprego público é por concurso, não para agente politico “amigo”


Há quem diga que servidor publico é agente politico.

Aqueles que pensam assim so contratam correligionários seus. E normalmente obrigam funcionários a participar militando nas campanhas do seu partido ou aliança.

? Deve o serviço publico ser formado por profissionais concursados, onde cada um exerce sua função independentemente de suas preferencias politicas. ?

É possível tornar isso realidade em João Pessoa e na Paraiba ?

João Otávio



segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pochmann: O problema não é o seguro desemprego, mas a rotatividade

Marcio Pochmann

O trabalho no Brasil registra especificidades que o distingue do funcionamento do mercado laboral de outros países, sobretudo o das economias capitalistas avançadas. Como a literatura especializada adotada predominantemente nas escolas de economia do País tem como referência as economias ricas do mundo, não se apresenta fato incomum análises que destoam da real situação interna das relações capital-trabalho.

Exemplo disso pode ser identificado no debate atual que decorre da implementação da Medida Provisória 665 do penúltimo dia do ano passado, voltada à redução de parcela dos gastos públicos com a assistência aos desempregados.

Para os que deverão utilizar o seguro desemprego pela primeira vez, o novo requisito mínimo passa a ser o de 18 meses acumulados nos últimos 24 meses anteriores à rescisão do registro em carteira (ao invés de 6 em 36 meses).

Lentidão (na reforma) do judiciário


Jaime Sautchuk *

A legendária morosidade, em verdade, na má gestão, incompetência, coronelismo e decorrente de propalada falta de recursos financeiros e humanos da justiça brasileira é uma falácia nos dias atuais. O grande problema do nosso Poder Judiciário está corrupção. Processos param ou andam porque alguém quer que seja assim.

A Ditadura do Trabalho Morto


Cada um tem que poder viver do seu trabalho, reza o princípio em vigor. Poder viver é, portanto, algo que está condicionado pelo trabalho, e não há direito à vida onde esta condição não estiver preenchida.

                      Johann Gottlieb Fichte

Fundamentos do Direito Natural segundo os Princípios da Doutrina da Ciência, 1797.



Um cadáver domina a sociedade - o cadáver do trabalho. Todas as potências do globo estão coligadas em defesa desta dominação: o Papa e o Banco Mundial, Tony Blair e Jörg Haider, sindicatos e empresários, ecologistas alemães e socialistas franceses. Todos eles só têm uma palavra na boca: trabalho, trabalho, trabalho.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Água: Disputa Judicial no Açude São Gonçalo


Juiz Federal suspende direito de uso de açude no Sertão por particulares


O juiz federal Bernardo Monteiro Ferraz, titular da 8ª Vara da Subseção Judiciária de Sousa, determinou, ontem, a suspensão imediata das 56 outorgas do direito de uso dos recursos hídricos do Açude São Gonçalo para pessoas físicas. A decisão, em sede de tutela antecipada, indicou outras medidas voltadas à segurança hídrica do reservatório que abastece aquele município, além das cidades de Marizópolis e o distrito de São Gonçalo, hoje comprometida.

Saudação a São Paulo



Luiza Erundina de Sousa

Parabéns São Paulo pelos teus 461 anos de história!

Admirável história que se escreve, dia após dia, pelos milhões de cidadãos e cidadãs que aqui nasceram ou que para cá vieram e cujas raízes estão plantadas nos mais longínquos rincões do Brasil e do mundo.

É uma oportunidade para se resgatar a memória dos feitos históricos de seu povo no passado e de refletir sobre seus impasses no presente, com os olhos voltados para seu futuro.

Parabéns, São Paulo!




Por Mary del Priore.

“Para representar a cidade de São Paulo seria preciso ser um pintor. Para descrever São Paulo, um estatístico ou um economista. Seria preciso amontoar números e compará-los copiar tabelas e tentar transcrever o crescimento em palavras, pois não é o passado ou o presente que tornam São Paulo uma cidade tão fascinante, e sim o seu crescimento e o seu porvir, a rapidez de sua transformação, vistos em câmara lenta. É difícil ter uma imagem estática de São Paulo, porque a cidade está constantemente se ampliando, porque é demasiado irrequieta em sua transformação.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Palavras e metralhadoras




Liberdade de expressão nunca significou, nem nunca significará, dizer qualquer coisa de qualquer forma

Vladimir Safatle

Se os lados envolvidos não tivessem, muitas vezes, um comportamento canino e pouco generoso, poderíamos ter enfim uma discussão necessária sobre crítica, palavras e violência em nossas sociedades

Desde o atentado ao periódico Charlie Hebdo, sobe à cena mais uma vez o debate sobre a liberdade de expressão e seus possíveis limites.

O manual do mau jornalismo, por Umberto Eco


Umberto Eco e o manual do mau jornalismo: Número Zero, nova obra do famoso escritor italiano, mostra a história de um jornal criado para difamar

Umberto Eco é autor de clássicos como O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault .

O famoso escritor e ensaísta italiano Umberto Eco apresentou nesta semana na Itália seu novo romance, Número zero, uma espécie de manual do mau jornalismo ambientado na redação de um jornal imaginário.

O novo livro do influente intelectual italiano, autor do famoso romance O nome da rosa e de importantes tratados de semiótica, é uma história de ficção ambientada em 1992, um ano particular para a Itália contemporânea, marcado pelos escândalos de corrupção e pela investigação “Mani Pulite” (Mãos limpas), que arrasou com boa parte da classe política da época.

Brasil e Paraguai: 150 anos depois da guerra, ferida ainda aberta

El Cristiano 

Filipe Figueiredo 


Conflito deixou legado de cerca de meio milhão de mortos, entre soldados e civis; paraguaios desejam reafirmar nacionalidade



Em dezembro de 2014, celebra-se o 150° aniversário do maior conflito armado da América do Sul, conhecido no Brasil como Guerra do Paraguai, travada entre 1864 e 1870. Também chamado de Guerra da Tríplice Aliança ou Ñorairõ Guazú (“Guerra Grande”, em guarani), o conflito deixou um legado de cerca de meio milhão de mortos, entre soldados e civis. Um número preciso jamais será obtido, mas as estimativas das mortes civis paraguaias flutuam entre 300 mil e um milhão; em números relativos, algo entre 40% e 90% de sua população. O clichê diz que deve-se estudar a história para compreender o presente. Cento e cinquenta anos depois, em uma América Latina em desenvolvimento, com o Cone Sul do continente em ritmo de integração, uma ferida permanece aberta, originada na guerra.

Bandeirantes paulistas eram mestiços


Adelto Gonçalves, de Amparo

As mulheres índias e negras eram as companheiras dos primeiros colonizadores e bandeirantes

Para aqueles que ainda questionam a miscigenação que caracterizou a formação das elites brasileiras, inclusive os bandeirantes, a leitura do ensaio “Pérolas negras: mulheres livres de cor no Distrito Diamantino”, da historiadora Júnia Ferreira Furtado, é uma contribuição definitiva para afastar quaisquer dúvidas. É claro que a análise da historiadora refere-se a uma determinada região da capitania de Minas Gerais, mas é um microcosmo da América portuguesa.

Profissão: juiz


Abomino qualquer prática de 'carteirada' ainda que por uma 'boa causa.'O juiz é um cidadão como outro qualquer, dentro e fora da jurisdição.

Jorge Luiz Souto Maior

Nas últimas duas manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo (uma que foi da Paulista à Prefeitura, e outra que ocorreu no bairro do Tatuapé), muitos fatos me chamaram a atenção, mas alguns, particularmente, me atingiram mais de perto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A hipocrisia dos que combatem a regulação da mídia


Randolfe Rodrigues, do PSOL.

A afirmação do novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, de que reabrirá o debate sobre a regulamentação econômica da mídia, foi atacada de modo desvairado por lideranças políticas que defendem a manutenção do status quo da mídia, posicionamento coerente com a mobilização conservadora que marcou forte presença no debate eleitoral recente.

Ao invés de enfrentar com franqueza o debate, assumindo publicamente que defendem que as empresas de comunicação permaneçam nas mãos de meia dúzia de famílias, os adversários da regulamentação buscam desqualificar um debate necessário, apresentando toda tentativa de quebrar o monopólio — proibido pela Constituição — como um caricato exercício autoritário.

Sabesp esconde contratos de empresas que mais consomem água


Em resposta a pedido pela Lei de Acesso à Informação, companhia defende sigilo de dados de interesse público alegando “segredo industrial” e “direito à privacidade e intimidade”

por Agência Pública

*Por Natalia Viana

Embora a Lei de Acesso à Informação (LAI) determine, já no seu primeiro artigo, que toda a administração pública está sujeita a ela, incluindo “autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades” a Sabesp parece se considerar uma exceção.

Presídio do Roger segue humilhando visitas com revista íntima


Revista íntima vexatória ainda é realizada no Róger


Scanners adquiridos mês passado pelo Estado ainda aguardam instalação. Portaria do MPPB permite procedimento na unidade.

Jaine Alves

Lei Estadual número 6.081/2000, que proíbe a prática indiscriminada da revista íntima vexatória nos presídios paraibanos

A revista íntima vexatória ainda é permitida na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, Róger, em João Pessoa. É o que denunciam as companheiras e parentes de detentos da unidade. Isso acontece porque os aparelhos que identificam a presença de objetos em corpos, os chamados bodies scanners, adquiridos no mês passado pelo governo do Estado, ainda aguardam instalação.

Saneamento: Por um direito fundamental


STJ  garante o Direito 
Rubens Nobrega

Menos de um terço da população (30%) e apenas 20 dos 223 municípios da Paraíba são servidos por esgotamento sanitário com sistema de coleta e tratamento para aquilo que os seus ‘privilegiados’ usuários produzem nessa (ou dessa) matéria.

Privilegiados porque esses 30% contam com esgoto encanado para fugir de doenças como diarreia, cólera, esquistossomose, febre tifo, cólera, hepatite A, leptospirose e outras causadas por parasitas como ameba e giárdia que proliferam na sujeira. Até a pólio é capaz de reaparecer por conta de fossas estouradas ou esgotos a céu aberto que a maioria do povo usa por falta de governos que enfrentem o problema com seriedade, competência e consequência.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sangue e Família




Por Gian Carlo de Melo Silva.


O sangue é o elo de ligação entre pais e filhos, passado de geração em geração. A a velha frase “sangue do meu sangue” já foi dita tantas vezes por pais orgulhosos de seus rebentos. 

Contudo, nem sempre o sangue consegue frear certas ações de pais contra seus filhos. São mães e pais que ferem, torturam e matam crianças oriundas de seus ventres, enteadas ou adotadas. 

Quem não lembra do caso da pequena Isabella Nardoni, jogada pela janela de um edifício em São Paulo pelo seu pai e sua madrasta? Ou da mãe que, mesmo tendo filmado o filho dizendo “te amo”, jogou-o contra a parede e depois escondeu o corpo na casa de seu cunhado, em Minas Gerais? 

Canudos: A Mídia em Campanha


Na defesa de interesses políticos e disseminando preconceitos, imprensa ajudou a construir o massacre anunciado em Canudos

Dawid Danilo Bartelt

“Há bons seis meses que por todo o centro desta e da Província da Bahia, chegado, (diz elle,) do Ceará, infesta um aventureiro santarrão que se apelida por Antonio dos Mares: o que, a vista dos aparentes e mentirosos milagres que dizem ter ele feito, tem dado lugar a que o povo o trate por S. Antonio dos Mares”. Publicada em novembro de 1874 em O Rabudo, um pequeno semanal editado em Estância, no Sergipe, esta foi, ao que se sabe, a primeira menção da imprensa brasileira a Antônio Conselheiro. Nos 23 anos seguintes, o personagem se tornaria a peça principal do grande acontecimento “Canudos”, que foi também um evento midiático nacional.

Canudos ou das Surras que a Historia pode levar.


Uma data e muitos fatos: causas do fracasso das leis sobre reforma agrária

Em artigo, o jurista Jacques Alfosin relembra o simbolismo da derrota do exército em Canudos, no dia 19 de janeiro 1897, e depois a vitória secular do latifúndio contra a reforma agrária.

Por Jacques Távora Alfonsin

Do Brasil de Fato

No dia 19 de janeiro de 1897, há 117 anos portanto, a 3 km de Canudos, no sertão baiano, um punhado da camponeses pobres, liderado por Antonio Conselheiro, obteve uma surpreendente vitória militar contra o flamante exercito da nascente republica brasileira, barrando a sua entrada naquele arraial. Esse combate passou a história como a batalha do Tabuleirinho, um dos episódios marcantes da revolta popular de Canudos. Nesse arraial se reunia gente disposta a lutar pelo acesso à terra, mesmo ao custo da própria vida, pago logo depois, em 5 de outubro do mesmo ano, com a tomada do lugar pelas tropas regulares do país e o sacrifício de quem ainda resistia.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Paraíba apresenta maior redução de homicídios do Nordeste e 3º do país


A Paraíba apresentou a maior redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Nordeste e 3º do país nos últimos quatro anos. As ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) e seus órgãos operativos, resultaram em uma diminuição de 13,4% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes em território paraibano.


A Paraíba foi o que mais reduziu as ocorrências de assassinatos no Nordeste (-1,6%), seguido por Alagoas (-0,6%). Tiveram aumento: Maranhão (+12,8), Pernambuco (+10,9%), Rio Grande do Norte (+9,9%), Ceará e Bahia (+1,3). Sergipe e Piauí não divulgaram seus números.

Pato na rinha

 Pato na Lagoa 

Ruben Nóbrega

Vamos ser justos. Mesmo depois de trazer o PT e os irmãos Cartaxo para o seu lado na campanha do ano passado, Ricardo Coutinho jamais afirmou categoricamente que fechara uma aliança condicionada ao apoio dele à reeleição do atual prefeito de João Pessoa. Razoável presumir, contudo, que Luciano Cartaxo não apenas espere como até batalhe por alguma reciprocidade do governador reeleito para quando 2016 chegar. Daí haver, entre cartaxistas juramentados, quem aposte na manutenção da parceria entre os dois para a sucessão municipal.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A Ambição Secreta de Ricardo C


ambição secreta

Adeus, São Paulo


Matheus Pichonelli –

Durante uma semana, tentei mergulhar na lógica do mercado imobiliário da metrópole. Decidi que não quero viver (nem morrer) aqui.

Do alto, sentia a vertigem e imaginava quantos pedaços de mim se espalhariam pelo chão se a grade mambembe, espetada em uma parede com as primeiras rachaduras, se partisse naquele instante. Estávamos no 23º andar e eu, como sempre acontecia quando meus pés se afastavam do chão, imaginava com quantos calafrios eram construídos um edifício como aquele. O corretor, de cabelo espetado e brinco na orelha esquerda, falava comigo com todos os pronomes e plurais ensaiados. Educadíssimo, me chamava de senhor, embora aparentasse ser mais novo do que eu.

domingo, 18 de janeiro de 2015

As Massas


Produção de Emoções: novo Estágio na Dominação Cultural


Losurdo: produção das emoções é novo estágio do controle da classe dominante

João Novaes e Rodolfo Machado

Para o filósofo marxista italiano, com a televisão e as novas mídias, a burguesia não tem somente o monopólio das ideias

Para o filósofo marxista italiano Domenico Losurdo, o avanço tecnológico permitiu à classe dominante alcançar um novo estágio na dominação cultural. Se, no passado, ela já detinha o monopólio da profusão e difusão das ideias, hoje ela também consegue fazer o mesmo com as emoções.

Capitalismo é Crime Organizado


sábado, 17 de janeiro de 2015

Sistema Prisional: IML Independentes


Matar é Civilizado ?


Manifesto da Altercom à sociedade brasileira


A realidade dos meios de comunicação no Brasil aponta, cada vez mais, para dois tipos de concentração: o da informação e o das verbas publicitárias.

O maior anunciante público do país, o governo federal, em 2013 investiu 2,3 bilhões de reais em publicidade. Desse total, 1,5 bilhão foi para TV; 309 milhões para jornais e revistas; 176 milhões para rádio; 139 milhões para Internet e 176 milhões em outras mídias. Do montante investido em TV, 1,3 bilhões (86%) foram direcionados para as cinco grandes redes de sinal aberto, sendo que só a Globo ficou com cerca de 570 milhões.

Jornada da alma


A alma de uma época sem alma, o desencanto de um mundo sem encanto, o retorno de um destino que nunca aconteceu

"Senecio", de Paul Klee (1922)

Christian Ingo Lenz Dunker

A história da alma é a história de nós mesmos como seres dispostos a organizar nossa experiência de tal modo que ela possua sentido, ordem ou finalidade. E se passa, com a ideia de alma, algo parecido com nossa preocupação com a história, ou seja, ela só nos desperta atenção quando parece mal contada.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A liberdade de expressão tem limites


Michel Zaidan Filho

Existe na legislação penal brasileira e estrangeira um tipo penal chamado “crimes de ódio”, são crimes contra a honra, a autoestima, a dignidade de uma pessoa, de um povo ou etnia. Este tipo de crime incita a intolerância, o desrespeito cultural ou o preconceito contra a religião, a identidade cultural ou os valores de uma comunidade diferente da nossa.

Quando um autor, um jornal, um partido político ou movimento social ou um meio de comunicação satiriza, ridiculariza, expõe publicamente a honra de uma pessoa, um credo religioso ou sua cultura, ele transforma a liberdade de expressão num crime de ódio e estimula outros a fazerem o mesmo em relação à identidade cultural discriminada ou desrespeitada.

Papa: liberdade de expressão não permite insultos à fé dos outros


O papa Francisco defendeu hoje (15) que a liberdade de expressão é um direito fundamental, que não permite "insultos à fé dos outros". Ele acrescentou que "matar em nome de Deus" é "uma aberração".


"Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la", disse aos jornalistas a bordo do avião que o levou de Colombo, no Sri Lanka, para Manila, nas Filipinas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reforma política é compromisso prioritário, diz Miguel Rossetto


Prioridade é constituir uma agenda de diálogos com a sociedade para promover as mudanças e reformas com as quais a candidatura da petista se comprometeu.

Najla Passos

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmou nesta terça (13) que o principal objetivo da sua gestão, conforme orientação da presidenta Dilma Rousseff, é constituir uma agenda de diálogos com a sociedade civil para promover as mudanças e reformas com as quais a candidatura da petista se comprometeu.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ódiojornalismo, fábrica de fatos e produção da opinião pública


O ‘ódiojornalismo’ segundo a nova secretária de Cidadania e Diversidade Cultural

Ivana Bentes, professora e pesquisadora da UFRJ, foi convidada pelo ministro Juca Ferreira para comandar a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta.  Algum tempo atrás, Ivana concedeu uma entrevista ao site da Unisinos na qual fez uma análise do “ódiojornalismo”.

A fábrica de fatos e a produção da opinião pública

Essa cultura do “ódiojornalismo” e o estilo Veja também aparecem na retórica dos articulistas e colunistas de diferentes jornais e veículos de mídia que formam hoje uma espécie de “tropa de choque” ultraconservadora

Neofascismo y Microfascistas


Chico Teixeira

depois de todo o tiroteio de ser ou ser - that is the question? - charlie, ahmed, nigéria, gaza, ianomami, negro no brasil e alhures e outras identidades, volto para minhas origens:

Neofascismo y Microfascistas - Gilles Deleuze y Félix Guattari

"... Por muy actual y poderoso que sea en muchos países, el viejo fascismo ya no es el problema de nuestro tiempo. Se esta instalando un neofascismo en comparación con el cual el antiguo quedará reducido a una forma folklórica [...].

Tariq Ali: Guerra entre fundamentalismos



Foi um acontecimento terrível. Foi repudiado em muitas partes do mundo e de maneira mais veemente por cartunistas de países árabes e de outros lugares. Os arquitetos dessa atrocidade escolheram seus alvos com bastante cuidado. Eles sabiam muito bem que tal ato criaria o maior dos horrores.

Foi a qualidade, não a quantidade que eles procuravam. Eles não dão a mínima para o mundo dos incrédulos. Como Kirilov em Os Demônios, romance de Dostoiévski, eles pensam que “se Deus não existisse, tudo seria permitido”.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Fórum contra privatização do SUS repudia medida apoiada por Manoel Júnior

Á Serviço da Industria Farmacêutica

Deputado federal foi reeleito pelo PMDB

O Fórum Paraibano contra a Privatização do SUS lançou, neste domingo, uma nota de repúdio a Medida Provisória (MP) 656, que autoriza a participação de capital estrangeiro para atuar e controlar serviços de assistência à saúde no país. A entidade entende que isso desrespeita a lei 8080 e a Constituição, que veda tal ação.

A proposta dessa emenda foi do então deputado federal Manuel Júnior, repudiado na note porque, segundo o Fórum, ele estaria agindo em interesses do mercado e pouco aos interesses do povo brasileiro. 

“Quem não exerce a função social da propriedade não tem direito de buscar garantia para seu imóvel”, diz advogado do Fórum das Ocupações Urbanas


Paulo René advoga para mais de 60 ocupações urbanas no Rio Grande do Sul

Samir Oliveira

Especialista em Direito Urbanístico e advogado do Fórum das Ocupações Urbanas da Região Metropolitana, Paulo René trabalha com mais de 60 ocupações no Rio Grande do Sul – quase todas possuem ação de reintegração de posse expedida pelo Judiciário.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Elegias de Hollywood


Brecht


A aldeia de Hollywood foi planejada de acordo com a noção

Que as pessoas desse lugar fazem do Céu. Nesse lugar

Elas chegaram à conclusão de que Deus,

Necessitando de um Céu e de um Inferno, não precisou

Planejar dois estabelecimentos, mas

Apenas um: o Céu. Que esse,

Para os pobres e infortunados, funciona

Como Inferno. 





João Pessoa esquece Parque do Aeroclube ?




Área desapropriada por Luciano Agra, mergulhou nos labirintos da Justiça e permanece esquecida pelo governo e  mídia...
.
Veja mais:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luciano-cria-parque-e-assina-desapropriacao-do-aeroclube/


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Para se entender o terrorismo contra o Charlie Hebbo de Paris


Leonardo Boff

Uma coisa é se indignar, com toda razão, contra o ato terrorista que dizimou os melhores chargistas franceses. Trata-se de ato abominável e criminoso, impossível de ser apoiado por quem quer que seja. Outra coisa é procurar analiticamente entender porque tais eventos terroristas acontecem. Eles não caem do céu azul. Atrás deles há um céu escuro, feito de histórias trágicas, matanças massivas, humilhações e discriminações, quando não, de verdadeiras guerras preventivas que sacrificaram vidas de milhares e milhares de pessoas. Nisso os USA e em geral o Ocidente são os primeiros. 

Meias verdades, grandes mentiras


Diariamente crimes são cometidos em nome de nossos totens e tabus. Mas é mais fácil acreditar que só os muçulmanos levam a cabo o próprio fanatismo

Robert Michael

Com um crucifixo nas cores da Alemanha, manifestantes anti-islã fazem ato em Dresden, em 5 de janeiro

"Esses caras são tudo louco. Não pode provocar". "Ninguém é obrigado a respeitar a cultura deles. Eles que se mudem". "Se depois desses atos as pessoas continuam defendendo o Islã, é porque compactuam com os crimes". "Toda mesquita deveria ser apedrejada". "Não adianta agora os líderes pedirem perdão: eles criaram os monstros".

Sistema Prisional ;Direito à Saúde



Moradias Populares: Quando, Como e Onde ?


Cid Benjamin

Excelente artigo do Guilherme Boulos publicado na edição de hoje da Folha de S.Paulo.

Não tivesse sido entregue o importantíssimo Ministério da Cidades para uma figura lamentável como Gilberto Kassab, as observações de Boulos poderiam servir para um conjunto de correções na política habitacional do governo federal.

Quando, como e onde?

Do Estado, do Direito e da Política: reflexões


Os conceitos de Estado, de Direito e de Política se encontram tão profundamente interligados que não se pode com proveito analisá-los de forma separada.

Samuel Pinheiro Guimarães

Os conceitos de Estado, de Direito e de Política muitas vezes, em teoria, são apresentados e discutidos de forma distinta. Em realidade, se encontram tão profundamente interligados que não se pode com proveito analisá-los de forma separada.

Não há Direito sem Estado, pois a aceitação e a observância das normas jurídicas e sua eventual sanção em caso de descumprimento dependem da existência e da força do Estado que se expressam através de suas agências, entre elas e muito em especial sua polícia.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Partidos e movimentos sociais planejam formar frente de esquerda


O ano de 2015, além das mudanças no Executivo e Legislativo, será marcado também pela formalização de uma nova frente de esquerda, de caráter nacional, a ser formada por movimentos sociais diversos, centrais sindicais e partidos políticos. As articulações, que já estão adiantadas, têm sido realizadas entre algumas das principais centrais, lideranças de ao menos sete entidades e os partidos PCdoB, PT, PSOL e PSTU, conforme informaram organizadores. 


A nova biografia de Prestes, personagem incontornável da história brasileira


Yara Pereira

Escrever um livro sobre a vida de Luís Carlos Prestes, fugindo da “hagiografia e da demonização”, foi para o historiador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Daniel Aarão Reis uma tarefa difícil. O protagonismo de Prestes em grande parte dos principais fatos da história brasileira, suas paixões ideológicas, suas posições contraditórias e os embates que travou ora com os representantes das elites políticas, ora com seus camaradas do velho PCB (com estes, não foram poucas) seriam suficientes para seduzir um biógrafo tanto para a versão da paixão cega, quanto para a crítica igualmente míope.

Democracia e cidadania


José Antonio Segatto

A vitória da Aliança Democrática, há exatamente três décadas (15 de janeiro de 1985), no colégio eleitoral, ao eleger para a Presidência da República Tancredo Neves e, como vice, José Sarney, encerrou um ciclo de 21 anos de regime ditatorial e demarcou a transição para o Estado de Direito Democrático. Constituiu-se, ademais, no momento extraordinário do desfecho do longo e complexo processo de transição democrática que, com avanços e retrocessos, culminou com a promulgação da Constituição de 1988.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...