terça-feira, 31 de março de 2015

O PT arranjou inimigos quando dizia a verdade


Reflexões sobre o paradoxo petista

Juremir Machado 

Nunca morri de amores pelo PT. Os marxistas não gostam de anarquistas. Essa sempre foi a leitura que fiz da situação. A bem da verdade, nunca morri de amores por partido algum. A minha tarefa na vida, porém, é trazer contradições e paradoxos à tona. A direita gosta de mim quando me vê como antipetista, mas me detesta quando imagina em mim inclinações esquerdistas e até petistas. Todo partido que se mete em ilícitos deve ser condenado. Nesse sentido, pelo mensalão e pelo petrolão, o PT merece apanhar. Os antipetistas não gostam, contudo, que se fale que o PT não está sozinho. Veem nisso uma manobra para aliviar o petismo. Essa reação revela um sintoma: a corrupção não é o problema maior para quem assim se manifesta, mas o próprio PT. O antipetista, mais do que tudo, combate a corrupção do PT. Deve ter razões para isso. Razões ideológicas.

Eles querem é um país desigual, machista, racista, homofóbico e alinhado com os EUA.

Volta à Senzala 
Os Reais Motivos do Inconformismo da Elite Reacionária

José Augusto Valente


A elite se consolida alicerçada em práticas de corrupção. Por isso o fim do financiamento privado de campanha não é uma pauta de seus protestos

PT convoca militância para série de mobilizações no país


Companheiras e companheiros,

Diante do atual momento político do país, o Partido dos Trabalhadores é chamado a aprofundar as mudanças iniciadas pelos governos Lula e Dilma e a defender o projeto democrático, popular e socialista que orienta nosso partido ao longo destes 35 anos de história.

É hora de mobilização e de ir às ruas em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, da Petrobras e das reformas democráticas e populares, como a reforma política, a lei da mídia democrática, uma reforma tributária progressiva com imposto sobre as grandes fortunas e as reformas urbana e agrária.

segunda-feira, 30 de março de 2015

A Igreja Reformada no Brasil


 
Michel Zaidan Filho

É de um grande estudioso, de confissão presbiteriana, a tese de que a recepção do Cristianismo reformado no Brasil foi muito prejudicada pelo conservadorismo, já que veio na bagagem missionária de religiosos americanos batistas com o zelo catequético, sem muito espaço para a liberdade de consciência que caracterizou a grande reforma cultural de Martinho Lutero na Europa. Ao contrário da revolução que representou na constituição da subjetividade humana, na constituição do capitalismo e nas origens dos valores democráticos do Ocidente, entre nós, a chegada da Igreja reformada já veio subsumida a objetivos catequéticos, comunitários e sociais. Perdeu-se a principal conquista da reforma protestante na História: a criação do indivíduo e da subjetividade moderna, com a chamada liberdade de consciência e o livre-exame das escrituras sagradas.

domingo, 29 de março de 2015

Era tão bom se fosse mentira.


Michel Zaidan Filho

Essa foi a reação da ex-presidenta da Petrobrás, Graça Foster, quando inquerida sobre o propinoduto descoberto nos contratos da estatal com um cartel de empreiteiras. Disse ela que foi surpreendida, quando estava no comando da empresa, e se sentia envergonhada com as propinas pagas a políticos e funcionários públicos pela construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

Será que desejamos o impossível?


Renato Janine Ribeiro

O artigo abaixo foi escrito para o Valor Econômico, antes da crise que provocou a renúncia do Ministro Cid Gomes:

Um princípio básico da ciência é que, quando uma hipótese não explica os fenômenos, devemos procurar outra que dê melhor conta deles. Este princípio me ocorreu há poucos dias. Afinal, quase todos os analistas, eu inclusive, temos criticado a presidente da República por seu estilo de pouca negociação. Até ficamos espantados: como sobe à presidência alguém que ignora princípios tão elementares? Mas aí parei. Nunca é bom apostar na ignorância ou inépcia daquele a quem criticamos. Pode ser que Dilma Rousseff erre sim ao não negociar, ao não fazer politica. Só que...

Homo ignorans


Pessoas inteligentes e informadas conseguem ignorar o gigantesco desvio de recursos através dos bancos, e culpam o eterno bode expiatório que é o governo.

LadislauDowbor

O homo sapiens todos conhecemos. Inclusive a maior parte da teoria econômica e das teorias das transformações sociais se baseia numa compreensão otimista de que o homem absorve conhecimentos, confronta-os com os seus objetivos racionalmente entendidos, e procede de acordo. Quando erra, analisa os erros e corrige a sua visão para não repeti-los.

Corrupção no condomínio


Por Pedro Veríssimo.

Tudo parece ir bem quando estamos num condomínio. Os jardins impecáveis anunciam as casas ou prédios bem conservados. O asfalto sempre novo, as calçadas sem buracos e as ruas vazias. Tudo sinalizado. Limpo. A polícia presente dá o clima de segurança. Para entrar você será fichado e filmado. Está no sistema. Essa é a lógica do condomínio de Christian Dunker. Toda ordem depende do síndico e, se por acaso a felicidade não vier, é porque tem alguém “furtando nosso gozo”.

sexta-feira, 27 de março de 2015

A Democracia Como Valor Universal


Carlos Nelson Coutinho
1979

A questão do vínculo entre socialismo e democracia marcou sempre, desde o início, o processo de formação do pensamento marxista; e, direta ou indiretamente, esteve na raiz das inúmeras controvérsias que assinalaram e assinalam a história da evolução desse pensamento. Não se deve esquecer que Marx, antes de empreender a sua monumental crítica da economia política, já havia esboçado em suas obras juvenis os pressupostos de uma crítica da política, de uma crítica da democracia representativa burguesa; e que Engels chegou ao fim da vida preocupado com as novas condições que a conquista do sufrágio universal (da ampliação da democracia) colocava ao movimento operário socialista. Por outro lado, a questão do valor universal da democracia está na base não apenas das polêmicas entre “revisionistas” e "ortodoxos”, na virada do século, mas reaparece igualmente entre os principais representantes da esquerda marxista na época imediatamente subseqüente à Revolução de Outubro: basta aqui recordar a polêmica entre Rosa Luxemburgo, por um lado, eLênin e Trotski, por outro, acerca da conservação de certos institutos democráticos sob o governo proletário que surgira daquela Revolução.

Bispos do Brasil pedem: ‘Devolve, Gilmar’

Gilmar Mendes afirma que financiamento privado de campanha é assunto para o Congresso e não quer devolver o processo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) repetiram, nesta quinta-feira, o pedido que setores inteiros da sociedade civil tem feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, para que devolva o processo e destrave o julgamento sobre a proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. Os representantes das entidades reuniram-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na véspera.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Quase 40 países já proíbem doações de empresas a candidatos


Mariana Schreiber


O debate sobre a necessidade de mudar o modelo de financiamento de campanhas no Brasil voltou a ganhar fôlego em meio as denúncias de que propinas cobradas em contratos da Petrobras acabavam irrigando partidos políticos e candidatos como doações oficiais de campanha.

A crescente preocupação com o assunto, porém, não é exclusividade do Brasil. Um monitoramento internacional sobre financiamentos de campanha em 180 países, realizado há quinze anos pelo Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea, na sigla em inglês), indica uma tendência mundial de aumento - ainda que lento - da restrição a doações empresariais.

Janine Questiona: Porque se investiga só o PT ?


O intelectual Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia da USP, publica um importante artigo nesta quarta-feira, em que critica o simplismo da agenda de quem protestou no dia 15 de março, como se a eliminação do PT pudesse libertar o Brasil da corrupção; "Há uma reação tola", diz ele; "Um dos modos dessa reação é carimbar um culpado bem afastado de nós. O PT cumpre hoje esse papel de demônio, que já foi de Getúlio Vargas. Assim se afasta de nós esse cale-se. Somos poupados"; ele também levanta questões importantes: "Por que tantos querem que a investigação foque só o PT? A apuração não deve ser ampla, geral e irrestrita?"

Por que os bancos brasileiros lucram tanto?


Ruth Costas

Quando a economia brasileira vai bem, os bancos vão bem. Quando a economia vai mal… bem, ao menos alguns bancos parecem ir melhor ainda.

Segundo um levantamento feito pela consultoria Economatica para a BBC Brasil, apesar da desaceleração econômica, a rentabilidade sobre patrimônio dos grandes bancos de capital aberto no Brasil foi de 18,23% em 2014 – mais que o dobro da rentabilidade dos bancos americanos (7,68%).

quarta-feira, 25 de março de 2015

A Vida é Desafio; Racionais MCS :


A intervenção militar já chegou à periferia


Qualquer ataque à democracia atinge brutalmente os mais pobres. Mas é hipócrita falar em liberdades civis esquecendo que para dezenas de milhões elas já não existem

Por Joselicio Junior

Invasão de casa sem mandado de segurança. Atira para depois saber se tem culpa ou não. Utilização do kit flagrante com arma raspada e drogas ilícitas para alterar a cena do crime. Certeza de impunidade com o uso do autos de resistência para justificar execuções alegando confrontos que não existiram. Formação de grupos de extermínio para proteger os comerciantes locais sem comprometer os acordos com o tráfico. Dura repressão aos populares que se rebelam indignados com as injustiças cometidas pela policia.

Reduzindo a Maioridade Penal


A opção da Constituinte


É hora de convocar o povo a fazer a Reforma Política. Antes que polarização estridente, porém sem conteúdo, radicalize o que política e sociedade brasileiras têm de pior

Por Célio Turino

Historiador, ex-secretário de Cidadania Cultural do ministério da Cultura no governo Lula (quando criou os Pontos de Cultura) e participante do esforço para criação do movimento-partido Raiz, Célio Turino passa a escrever regularmente em Outras Palavras

Antes que o quadro de polarização política no Brasil se agrave ainda mais, cabe-nos fazer a seguinte pergunta: Queremos seguir como uma sociedade homicida, suicida ou saudável?

Regulação da mídia aguça democracia, não o contrário, alertam especialistas


Pamela Mascarenhas

Os debates sobre a necessidade de regulação da mídia no Brasil já vêm há muito tempo. Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Espanha e até Argentina, mesmo contra a força do grande conglomerado de mídia que significava o Clarín, já passaram pelo processo. No Brasil, quando se fala no assunto, ainda se remete, na maioria dos debates, à ideia de que haveria um objetivo escondido de controlar a imprensa e tolher a liberdade de expressão. A ação, contudo, se baseia em questões legais para garantir justamente o contrário, destacam especialistas. Como se trata também, todavia, de combater monopólios e oligopólios de mídia, natural que o debate seja desvirtuado, completam.

terça-feira, 24 de março de 2015

A Justiça no Brasil é braço da elite


Defensor dos sem-terra no Pará por mais de uma década, frei Henri Burin des Roziers fala do País de hoje e dos anos setenta e oitenta

por Leneide Duarte-Plon

Em seu quarto no convento Saint-Jacques, em Paris, a 12 mil quilômetros de Rio Maria, pequena cidade do Pará onde defendeu na Justiça inúmeros camponeses sem-terra, o frade dominicano e advogado Henri Burin des Roziers, 85 anos, recebe Carta Capital para falar da sua experiência no Brasil, onde foi morar em 1978. Rio Maria, campeã de assassinatos por encomenda de líderes sindicais, é conhecida como “a terra da morte anunciada” e, por isso, virou símbolo da luta camponesa no Pará.

Aceitar Prova Ilícita na Justiça ?


O custo, o benefício e o fascismo

Sylvia Debossan Moretzsohn

O que deveria ter sido uma manchete escancarada e escandalizada sobre uma aberração jurídica foi solenemente ignorado pela imprensa mais influente no país. Ao noticiarem o pacote anticorrupção do Ministério Público Federal, dois dias depois de o governo apresentar seu próprio conjunto de medidas nessa área, os três principais jornais deram ênfase ao endurecimento das penas, à classificação de crime hediondo para a corrupção que envolvesse altos valores, à possibilidade de extinção de partidos políticos envolvidos na roubalheira. Tudo de acordo com o argumento, tão surrado quanto falso, de que penas mais duras inibem a disposição para o cometimento de crimes. Mas, claro, tudo muito ao gosto popular, como a imprensa sabe desde sempre e o MPF, pelo visto, também.

Os jornais só se esqueceram de um detalhe: a proposta de validar provas ilícitas, embutida no pacote.

CM de João Pessoa estuda Reforma Política


CMJP instala Comissão Especial sobre a Reforma Política

O vereador Benilton Lucena (PT) presidirá a comissão, enquanto a relatoria estará nas mãos de Lucas de Brito (DEM). As discussões ocorrerão nas segundas-feiras, sempre às 9h30.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) instalou, na manhã desta segunda-feira (23), a Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Política. Na reunião, foram definidas as datas de audiências públicas para discutir o tema, além dos papéis de presidente e relator da comissão, que ficaram respectivamente com os vereadores Benilton Lucena (PT) e Lucas de Brito (DEM).

A iniciativa partiu de Lucas de Brito, que teve aprovado em Plenário requerimento sugerindo a constituição de uma Comissão Especial na Casa com a finalidade de elaborar propostas em prol de uma reforma política.

O Caminho Democrático para a Democracia


As serenas utopias de Armênio Guedes

Marco Antônio Franklin de Matos

A publicação recente de Armênio Guedes: sereno guerreiro da liberdade, do jornalista Sandro Vaia, e de O marxismo político de Armênio Guedes, coletânea de textos do dirigente organizada pelo professor Raimundo Santos, traz à luz uma das figuras mais singulares do movimento comunista brasileiro. É interessante notar que as duas publicações se complementam, dando ao leitor uma visão ampla sobre a vida pessoal e sobre as reflexões políticas do veterano líder da esquerda democrática.

Por Mais Conquistas


Regras de Ética



Delação premiada: um questionamento jurídico-ético

Traição de Judas 


João Baptista Herkenhoff é um conhecido magistrado do Espírito Santo, comprometido com os direitos humanos, especialmente, na época da ditadura militar, um estudioso e autor de livros jurídicos. As reflexões que aqui propõe nos ajudam a pensar o que significa a delação premiada feita por verdadeiros criminosos e ladrões (como no caso da Petrobrás) que, na opinião de alguns vem considerados falsamente como heróis. Este texto nos ajuda a fazer um juízo mais matizado e sereno à luz de valores éticos. 

Processo Espetáculo é uma forma de Corrupção


Em entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, o juiz Rubens Casara aponta o que enxerga como principal vulnerabilidade da Operação Lava Jato: a sua transformação em espetáculo, numa espécie de luta do bem contra o mal; "não se pode combater ilegalidades recorrendo a ilegalidades", diz ele; "o espetáculo aposta na exceção: as formas processuais deixam de ser garantias dos indivíduos contra a opressão do Estado, uma vez que não devem existir limites à ação dos mocinhos contra os bandidos"; exemplo disso, diz ele, são as delações forçadas por prisões que desafiam o ordenamento jurídico; Casara diz ainda que o processo-espetáculo é "um programa autoritário feito para pessoas que se acostumaram com o autoritarismo"; recentemente, o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, foi premiado pela Globo, que conduz o espetáculo

Pontos de Luz


Luiz Zanin

Não acredito que exista muito espaço hoje em dia para o pensamento lúcido. Em tempo de guerra política, as partes desejam apenas reafirmar posições, ganhar terreno, avançar ou defender-se. Sem nada conceder ao adversário. Ao “inimigo”, como se diz. Afinal, guerra é guerra. O vocabulário é mais militar que político. No entanto, é na adversidade que o pensamento crítico precisa encontrar brechas e colocar dúvidas lá onde só existem certezas. Este é o desafio intelectual do momento. Fragilizar a rigidez. Garimpe com cuidado e você encontrará pontos de luz.

Estadão

segunda-feira, 23 de março de 2015

Como desmontar o ódio social


Leonardo Boff

As igrejas, os grupos de reflexão e ação e especialmente a mídia e todas as pessoas de boa-vontade podem colaborar no desmonte desta carga negativa


Estamos constatando que vigora atualmente muito ódio e raiva na sociedade, seja pela situação geral de insatisfação que perpassa a humanidade, mergulhada numa profunda crise civilizacional, sem que ninguém nos possa dizer como seria a sua superação e para onde este voo cego nos poderia conduzir. O inconsciente coletivo detecta este mal-estar como já antes Freud o descrevera em seu famoso texto O mal estar na cultura (1929-1930) e que, de alguma forma, previa os sinais de uma nova guerra mundial.

Os reais motivos do inconformismo da elite reacionária


A elite se consolida alicerçada em práticas de corrupção. Por isso o fim do financiamento privado de campanha não é uma pauta de seus protestos.


José Augusto Valente


Observando as manifestações de sexta-feira – convocadas pela CUT e movimentos sociais – e de domingo – convocadas pelo Movimento Brasil Livre e pelo Vem pra Rua – fica claro o acirramento da divisão existente na sociedade brasileira. Embora saiba que a realidade é complexa, para fins de análise, considerarei apenas os aspectos mais relevantes.

De um lado, os pobres e parte da classe média progressista fazendo pressão para que o governo Dilma avance para a esquerda, ou seja, para que amplie e aprofunde as reformas sociais e políticas.

Do outro lado, os ricos e parte da classe média conservadora, desejando o retorno à direita, com tudo o que isso significa.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Manifestantes contra Corrupção roubam Padaria em Fortaleza


Manifestantes roubam padaria de Fortaleza durante protesto contra corrupção

Um texto que seria escrito por um funcionário da Empório Delitalia, padaria localizada no Meireles, na zona nobre de Fortaleza, circulou pelo Whatsapp denunciando o furto de alimentos durante a manifestação contra a corrupção, realizada no último domingo (15) na Praça Portugal, distante 350 metros.

CNBB condena a imoralidade do mercado

A nota anti-golpe da CNBB condena também a imoralidade do mercado

Jacques Távora Alfonsin

O Conselho Permanente da CNBB, reunido em Brasília, entre 10 e 12 deste março, divulgou nota sobre o "delicado momento pelo qual passa o país” . Dois parágrafos desse pronunciamento mostram que a sua visão da crise não se limita ao risco pelo qual passa a democracia no Brasil.

"O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, a crise na relação entre os três Poderes da República e manifestações de insatisfação da população são alguns dos sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sofrimento. Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda antes ao mercado e aos interesses políticos que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as instituições da comunidade política.”

quarta-feira, 18 de março de 2015

Viva o Índio do Xingu



Um Sonho
Gilberto Gil

O velho discurso anticomunista


Comunismo e anticomunismo no Brasil: novos e velhos conflitos

Márcia Pinna Raspanti

Em meio ao debate político e partidário que tem dominado a mídia, as conversas e as redes sociais, chamou-me a atenção que, em 2015, mais de 20 anos depois do final da Guerra Fria, o comunismo ainda seja um dos temas mais comentados pelos brasileiros. Por isso, esse artigo resgata, de maneira breve, a presença das ideologias “de esquerda” no Brasil e a reação que elas provocaram ao longo da nossa História.

Em João Pessoa, Sem Teto sabe o que quer e de onde tirar o dinheiro



Grupo fecha Epitácio para protestar por moradia em JP; veja como está o trânsito

Eles reivindicam o lançamento de uma nova etapa do programa “Minha Casa, Minha Vida"

Grupo pequeno fechou trânsito na Epitácio

Um grupo de manifestantes bloqueou parte da Avenida Epitácio Pessoa, uma das principais vias da capital paraibana, na manhã desta quarta-feira (18).

Fora Pagotto

Pobre de Espírito  ? 

Insustentável: Artigo de jornalista aconselha dom Aldo Pagotto entregar o cargo de arcebispo. Religioso esgotou a paciência dos paraibanos

O arcebispo metropolitano Aldo Pagotto alcançou o último degrau do descrédito junto aos seus paroquianos, depois que uma nota subscrita por dezenas de entidades ligadas ao trabalho pastoral da arquidiocese paraibana, pedindo o seu afastamento do cargo de chefe da igreja cristã na Paraíba, chegou ao conhecimento público.

terça-feira, 17 de março de 2015

A disputa não é pela razão


Fernando Brito

Com muito mais organização do que eu próprio fiz, o mestre Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa, analisa a cegueira dos assessores da Presidenta Dilma Rousseff, que enxergam o processo político como se ele fosse, hoje, pautado pela razão.

Não é.

E nem o PT o enxerga, quando quer reduzir o que está acontecendo a grupelhos, que não seriam nada sem a cobertura – direta, mas sobretudo indireta – que encontram na mídia conservadora.

Costa explica o porquê da necessidade da direita de adotar uma tática bifronte: estimular movimentos com imenso potencial de selvageria, mas colocar, na política, as rédeas que este animal fogoso precisa para agir segundo seus objetivos.

Daí o “sangramento”.

Apocalipse estético: Ameryka da fome, do sonho e do transe

Mais Fortes são os Poderes do Povo 

Ivana Bentes

Se Glauber Rocha estivesse vivo faria hoje, 14 de março, 76 anos. Não teve o privilégio de envelhecer, mas em um momento que se fala de crise e as placas tectônicas se movem no Brasil e na AL, o pensamento politico e estético de Glauber permanece disruptivo e inspirador para o presente urgente. Em inúmeros ensaios, livros, conferências me dediquei a atravessar e me apropriar do seu pensamento politico e estética, incrivelmente atual, para tirar Glauber do gueto do cinema e colocá-lo no campo dos inventores de um pensamento brasileiro extremamente singular.

Quando se fala hoje que favela é potência e não carência, quando se olha para questões como a fome, violência e miséria não como fatalidade, quando se inventa uma narrativa e uma estética para a revolta e a rebeldia, quando se entende que "a revolução é uma estética" e as crises e o transe, lugares de transformação e criação, achamos Glauber.

Agradar a direita não vai adiantar nada


Ivana Bentes

Já esperava que a presidenta Dilma não falasse, pois as panelas estão batendo (ouvindo de Brasilia os apitos e panelas pelo skype em Copa), mas colocar os ministros Cardoso e Rosseto para anunciar um "pacotão anti-corrupção" é responder ao conservadorismo moralista e não as questões que importam. É responder de novo pela direita e não pela esquerda.

Sobre a Manifestação: Quem marchou, quem ficou de fora


segunda-feira, 16 de março de 2015

A Festa dos Ladinos: Desinformação, Preconceito e Egoísmo.


Os escravos que trabalhavam na casa grande recebiam um tratamento melhor e, em alguns casos, eram considerados pessoas da família. Esses escravos, chamados de "ladinos" (negros já aculturados), entendiam e falavam o português e possuíam uma habilidade especial na realização das tarefas domésticas. 

domingo, 15 de março de 2015

Música do Nordeste; A Cidade,Chico Science: O de Cima Sobe, o de Baixo Desce


Fundamentalismo Religioso


Brasil para poucos



A Democracia que eles querem



Dilma não está só diante de insatisfações


Ato público deixa Dilma com respaldo popular

As manifestações de rua realizadas na sexta-feira,13, em especial na Capital São Paulo, serviram para no minimo atestar que a presidenta Dilma Rousseff não está e conta com as principais bases populares do movimento organizado brasileiro para defender a governabilidade, portanto, rechaçando o Impeachment, e a famosa Reforma Politica.


Na Paraiba, a maior manifestação se deu em João Pessoa retomando o agrupamento de forças sindicais, de partidos à esquerda e movimentos envolvendo intelectuais como há tempo não existia.

CNBB divulga nota sobre a realidade atual do Brasil


'Qualquer resposta à crise que atenda antes ao mercado que às necessidades do povo nega a ética e desvia-se do caminho da justiça.'


CNBB

“O que nós devemos procurar fazer é estabelecer cada vez mais um diálogo entre as diversas instituições, entre os poderes constituídos, a sociedade, as entidades da sociedade civil”, afirmou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 12, na sede da instituição, em Brasília.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma Blitz da Lei Seca ou Retrato da Cultura Policial de Abuso de Poder e Prepotência


Ivana Bentes com Felipe Altenfelder e João Paulo Mehl

A Cultura da Polícia! "Temos que nos proteger". A Cultura policialesca e a onda conservadora de ódio e assujeitamento que assola o país é assustadora. Em Curitiba fomos abordados pelo carro da Lei Seca, saindo de um jantar de confraternização depois do debate entusiasmado sobre Estado, Cultura e Cidadania em Curitiba a convite da Frente Acorda Cultura, em um teatro lotado e empolgado que recebeu o Circuito Cultura Viva em Curitiba.

A abordagem foi desprositadamente violenta. Dois policiais desceram do carro empunhando armas em nossa direção. Me colocaram de lado e pediram para os dois amigos, que participaram do debate, saírem com as mãos para cima! Começou a dura, com o policial dando soquinhos nos calcanhares para que abrissem as pernas sempre mais, quase ao ponto de desequilibrarem e caírem.

PT Defende Índios: PEC das Terras Indigenas é Inconstitucional


PEC das Terras Indígenas terá nova comissão especial e petistas afirmam que a proposta é inconstitucional


A deputada Erika Kokay (DF) e os deputados Padre João (MG) e Ságuas Moraes (MT) serão os representantes titulares da Bancada do PT na comissão especial que analisará a proposta de emenda a Constituição (PEC 215/00). A PEC, chamada de PEC das Terras Indígenas, transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a criação e a modificação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental.

Papa Defende Financiamento Público de Campanhas



Chico Alencar

“O financiamento da campanha eleitoral envolve muitos interesses, que depois cobram a conta. (...) Que o financiamento seja público. (...) Que tudo seja transparente e limpo”.

O papa Francisco defendeu que as campanhas eleitorais sejam financiadas com dinheiro público para evitar que “interesses” influenciem a atuação dos candidatos. A declaração está em uma entrevista do Pontífice à revista “La Carcova News”, publicação paroquial de um bairro pobre da periferia de Buenos Aires.

Mãe de Preso


HSBC: o Silêncio




HSBC: apenas a ponta do iceberg

Punir banco que ajudou super-ricos a sonegar é primeiro passo. Mas essencial será compreender — e desmontar — políticas que permitiram à aristocracia financeira concentrar riquezas como nunca

“O que é recompensado pelo alto é punido por baixo…
Os lucros são privatizados, os prejuízos são socializados”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...